A Cidade

Localizada a cerca de 120km da capital mineira, Pitangui é uma das cidades-mãe do centro-oeste do estado, mãe e avó de cerca de 40 cidades como Divinópolis, Nova Serrana e Pará de Minas.

Sua história, ainda pouco explorada, é de uma riqueza sem tamanho e merece destaque dentro da história do nosso país. Por aqui viveram homens – e mulheres – desbravadores, destemidos, dominadores e de personalidade forte e inquieta. Pessoas que fizeram a diferença em sua época e que deixaram um legado de luta pela liberdade de nosso povo.

Pitangui está prestes a completar 300 anos de emancipação político-administrativa, o que acontece em 2015. A realidade hoje dá conta de que a preservação do nosso patrimônio histórico é mais e mais presente nas diversas esferas da nossa população. Exemplo disso é a transformação de um casarão em ruínas em uma bela e imponente Pousada.

A cidade possui hoje um acervo documental – parte recuperada e outra em recuperação – que já foi confirmado por importantes historiadores como sendo um dos mais ricos do Estado de Minas, superando até mesmo o arquivo similar da cidade de Sabará. Além disso, podem ser encontrados belos casarões coloniais e um verdadeiro museu a céu aberto, onde pode-se observar estilos variados da arquitetura que vão do colonial ao eclético.

Abaixo relacionamos alguns links de interesse sobre a história dessa que certamente ainda terá lugar de destaque no circuito das cidades históricas Minas.

Acesse e descubra esse tesouro escondido.

Blog Daqui de Pitangui Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais Descubra Minas – Pitangui

Este post também está disponível em: Espanhol, Inglês